domingo, 20 de maio de 2012

Origem do Sushi


Peixe é um dos principais elementos da cozinha japonesa e tal não é estranho por óbvias razões geográficas. Constituída por ilhas, pescar era um dos principais meios de subsistência passando a ser um hábito hoje em dia, e é por isso que a pesca continua a ser um setor muito ativo no Japão.


Em termos de cultivo, Japão tem um reduzido espaço agrícola e recorrem às técnicas modernas para uma utilização eficiente do solo de modo a garantir o consumo de alguns alimentos diários como é o caso do arroz.
Sushi tem origens remotas e não se sabe em concreto quando é que terá surgido. Antigamente, no Japão utilizava-se o arroz para conservar o peixe e permitir assim o transporte do peixe de um local para outro, chamavam a esta técnica sushi prensado. Acreditavam que o arroz liberta ácido acético e láctico e como tal preservava a qualidade do peixe por mais tempo, retirava-se a cabeça e as vísceras e o peixe era conversado em sal entre camadas de arroz e assim o peixe adquiria um sabor ácido. Mais tarde, esta técnica de conservação transformou-se num prato em que o vinagre substituiu o ácido acético e para temperar, molho de soja. No séc. XIV, tanto o peixe como o arroz eram consumidos antes de serem fermentados e surge assim o namanarizushi, que deu origem aos pratos de sushi consumidos na atualidade.
No período Edo (séculos XVII a XIX), devido à prosperidade e abundância de peixe e frutos do mar na baía de Tóquio, o peixe passa a ser consumido cru e fresco com arroz surgindo assim o hayazushi.
Preparado com arroz, peixe e frutos do mar, o sushi tem adquirido apreciadores de todo o mundo pelo seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo. Existem vários tipos de sushi ou variações, entre eles: niguiri-zushi, maki-zushi, uramaki, hossomaki, futomaki, temaki, sashimi e por diante.
Tipos mais comuns :






Niguiri, bolinho de arroz coberto por uma fatia de peixe cru.








Maki, maki significa enrolar. Este sushi é enrolado numa folha de algas com uma esteira de bambus. 








Uramaki, uma variação do maki. A alga em vez de ser enrolada na parte exterior é contida na parte interior.








Hossomaki, hossoi quer dizer fino. O sushi é enrolado com meia folha de alga.








Futomaki, futoi quer dizer grosso, ou seja, tem mais recheio que o normal.








Temaki (te=mão), cone de alga recheada com arroz, peixe, pepino, abacate e pode ter caviar no topo.








Sashimi, fatias de peixe cru.


Deu fome??? bjos famintos!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário